quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Inclusão Social, esse é o papel do esporte

Pessoal,
A ABENE – Associação Brasileira de Estudos e Necessidades Especiais – realizou um evento de inclusão social através do esporte e levou a Sampaio Correia, Saquarema, portadores de necessidades especiais para experimentarem a sensação de voar de parapente na Escola de Vôo Livre “QG do Voo Livre”.
Contando com a habilidade dos pilotos Werneck, João Luis e Marcelo Tabajara, os deficientes (um portador de Síndrome de Down, uma deficiência visual e um cadeirante) realizaram um vôo duplo, no qual puderam deixar para trás todos os limites impostos por suas necessidades.
  Após uma subida de 440 metros que é feita em pick-up com tração nas quatro rodas, a equipe da abene e os instrutores chegaram ao local onde seria realizado o salto. A direção do vento era quadrante sul e determinou que o salto fosse realizado na rampa 2.
  O cadeirante, Flavio Barreto foi o primeiro a saltar. Em menos de dez minutos já estava no ar desfrutando da maravilhosa paisagem e da sensação única de voar. Logo após, saltou Marcelinho, portador de síndrome de down, com seu instrutor.

 Raquel, deficiente visual que realizou um sonho antigo, gritava no parapente ao saltar: “Estou voando!”.

 Foram 40 minutos de voo, observando uma linda paisagem, com o mar ao fundo e toda a vegetação nativa. Por diversas vezes os instrutores rodopiaram o parapente em busca de “térmicas” que fizessem o parapente ganhar altitude, tudo filmado por uma câmera que cada saltador carregava.


O pouso foi no campo de feno, a beira da estrada, onde uma equipe técnica estava à espera dos saltadores para levá-los ao “QG do voo livre”. Ao chegar ao solo, Marcelinho queria voltar e saltar de novo.
“É lindo lá em cima. Em evento desse tipo é que a gente percebe que a nossa limitação não deve ser o nosso limite”, disse Flavio ao pousar.

ABENE é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações de inclusão social com pessoas com necessidades especiais. Maiores informações no site: www.abenebrasil.org.br ou pelo número (22) 7811-5852.

Pessoal, Gostaria de deixar um abraço para Marcus Nunes, piloto de Parapente deficiente físico, que superou e supera todos os desafios impostos por sua "limitação" no dia a dia.

Marcus monento antes da decolagem

Pode ter certeza, que vocês que levam essa emoção à uma pessoa com essas "limitações" jamais será esquecido por ela em suas orações!

Bons Voos,

Equipe KM12







Nenhum comentário:

Postar um comentário